Este Jovem Brasileiro
Tema:
Propiciar discussões sobre temáticas que envolvem a fase de transição entre a adolescência e a fase adulta. (relações afetivas, consumo de drogas, escola e aprendizagem, sexualidade e outras, que fazem parte das indagações dos jovens).
... “O jovem vive, então, a entrada nos anos finais em uma síndrome de lagosta, como indicava Françoise Dolto. Ele abandona sua antiga carapaça sem ainda ter a carapaça de sua nova vida. A adolescência é marcada pelo abandono das brincadeiras da infância, da reinvidicação de uma autonomia precoce, da transformação dos estilos de vestir e corporais, da adoção de ferramentas de comunicação modernas (celular, SMS, redes sociais), ficando o adolescente em meio termo entre as expectativas dos pais e a pretensa autonomia”. Frente a essa ordem e a surpresa dos pais, novos comportamentos, nem sempre favoráveis, podem surgir.
Por isso, o projeto Este Jovem Brasileiro contribui para o desenvolvimento da capacidade crítica-reflexiva dos alunos – adolescentes da nossa escola, propiciando a discussão dos diferentes temas e o surgimento de novos posicionamentos frente a eles. Novas crenças, novos valores podem emergir, substituindo conceitos e costumes anteriores, permitindo que os estudantes investiguem sobre aquilo que realmente não conhecem de forma ampla, crítica e com propriedade para fazer uma leitura correta da realidade, buscando um posicionamento a partir das ações diferenciadas durante todo o processo de ensino-aprendizagem.
Indicação literária: “A coragem de mudar” Júlio Emílio Braz