A ação avaliadora tem em mente que os objetivos estão explicitados em termos de capacidades a desenvolver por parte dos alunos e que os conteúdos contribuem para a aquisição dessas capacidades. Essa ação tem como propósito obter informações sobre a aprendizagem e, a partir daí, traçar encaminhamentos para que os alunos aprendam sempre mais e melhor. Além disso, a avaliação deve possibilitar ao aluno compreender e entender seu processo ensino - aprendizagem, deve ensiná-lo a autoavaliar - se e, posteriormente, a autorregular - se, num efetivo movimento de aprender a aprender.
Diferentes instrumentos são utilizados, e entre eles figuram: provas certificativas, portfólios, mapas conceituais, coletânea de atividades específicas, debates e outros.
Do 6º ao 9º ano são utilizadas notas numéricas de zero a dez, sendo a média de aprovação 6,0. Os resultados são comunicados em um boletim entregue aos pais na reunião subsequente ao trimestre. A prova trimestral certificativa tem um peso significativo na composição do conceito, já que retoma o conteúdo estudado ao longo do trimestre. Dessa forma, além do estudo constante, o aluno deve ter claro que precisa se preparar especialmente para as provas, retomando os procedimentos de estudo referentes a cada disciplina.
O processo de recuperação é dividido em 3 etapas - numa primeira e, autonomamente, os alunos recursam os conteúdos, numa segunda organizam as dúvidas para serem apresentadas ao professor, e , numa terceira, fazem uma prova certificativa. Cada etapa tem um percentual de pontos. O aluno poderá recuperar em até 70% dos pontos do total do trimestre.