Escola Crescer Podium

Educa%EF%BF%BD%EF%BF%BD%EF%BF%BD%EF%BF%BD%EF%BF%BD%EF%BF%BDo%20Infantil

Confira as Fotos e Eventos da Escola Calendário Escolar Indicação Literária Proposta Pedagógica Espaços Físicos de Aprendizagem Equipe Lista de Materiais 

O que ensinar

Aumentar a fonte Diminuir a fonte

Conteúdos Educativos

 

       “Conjunto de formas culturais e de saberes selecionados para fazer parte das diferentes áreas curriculares; sua assimilação e apropriação são fundamentais para o desenvolvimento e socialização dos alunos”. (Coll) 

1-1-1   A descoberta de si mesmo

 

              A construção psicológica da identidade da criança é resultante do conjunto de experiências que ela estabelece com o meio físico e social. São experiências que promovem o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança. A percepção e a valorização das diferenças e semelhanças entre as pessoas é conteúdo que auxilia a construção da própria identidade. A vivência da criança na escola deve ainda possibilitar situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar.

 

1-1-2   A descoberta do meio social e natural

 

      As experiências devem ampliar a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e  coletivas,  possibilitando vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e conhecimento da diversidade.    A interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na terra , assim como o não desperdício dos recursos naturais, bem como, o incentivo a curiosidade, a exploração, o encantamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza devem ser conteúdos a serem explorados.

 

1-1-3   A intercomunicação e as linguagens

 

            As atividades devem favorecer a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal.  Além disso, é importante possibilitar às crianças experiências de narrativas , de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes  suportes e gêneros textuais orais e escritos. A linguagem matemática deve estar presente, de forma que as crianças recriem, em contextos significativos, relações quantitativas, medidas de espaço e tempo e outros conceitos. Por meio da interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura promove-se o relacionamento e a consequente socialização.  As manifestações e tradições culturais brasileiras também são ensinadas na educação Infantil.

© 2006-2024 - Escola Crescer Podium | Rua Santa Catarina, 1801 - Sidil - (37) 3222-7221 / 3222-7119 | Rua Coronel João Notini, 1520 - Sidil - 3222-4624  |  By Onlinesites