Escola Crescer Podium

Educa%C3%A7%C3%A3o%20Infantil

Confira as Fotos e Eventos da Escola Calendário Escolar Indicação Literária Proposta Pedagógica Espaços Físicos de Aprendizagem Equipe Lista de Materiais 

O currículo na Educação Infantil

Aumentar a fonte Diminuir a fonte

“Porque o sangue que herdamos não é somente o que trazemos ao chegar ao mundo. O sangue que herdamos está feito das coisas que comemos quando crianças, das palavras que nos contaram no berço, dos braços que cuidaram de nós, da roupa que nos agasalhou e das tempestades que os outros venceram para nos dar a vida. Mas, sobretudo , o sangue se tece com as histórias e os sonhos  de quem nos faz crescer!”

         

         

A adoção de um modelo curricular cultural, aberto e flexível é o ponto de partida do trabalho da Educação infantil na Escola Crescer _ Podium.  Do ponto de vista – relacional, considera-se a afetividade como parte da aprendizagem e, ainda, a importância da individualidade da criança. Na definição desse currículo, parte - se do princípio de que todos os homens, por natureza, têm o desejo de conhecer. Em função dessa premissa, o conceito de infância fica, então, modificado e as crianças respeitadas naa condição de sujeitos pensantes e desejantes. Dessa forma, desde muito cedo, os pequenos aprendizes atribuem sentido ao mundo. Todas as atividades curriculares  são desenvolvidas por meio de brincadeiras, levando-se em conta o desenvolvimento operatório e a importância do brincar para a construção psicológica dos pequenos aprendizes.

Organização Curricular e de Grupos

      Na organização do currículo, levamos em conta, as ideias de Aussubel sobre aprendizagem significativa, as de Vigostky sobre linguagem e pensamento e ainda contamos com as contribuições de vários pesquisadores contemporãneos para a definição de diferentes didáticas.
      De uma forma geral é consensual que uma criança aprende um conteúdo qualquer, quando é capaz de atribuir – lhe significado, isto é quando consegue estabelecer relações substanciais entre o que está aprendendo e o que já conhece, de modo que esse novo conhecimento seja assimilado aos seus esquemas de compreensão da realidade e passe a ser utilizado em novas aprendizagens.
       A construção de significados pelo aluno depende de seus processos cognitivos, de suas motivações, expectativas e representações da escola, do conhecimento e de si mesmo. Para as crianças dos grupos 1 e 2,o projeto contempla as habilidades  motoras amplas , a socialização , os conteúdos procedimentais. Para as demais, priorizamos os objetivos próprios de cada série  e os específicos de cada  área do conhecimento.

 

Formação de grupos

Grupo I e II: Crianças de 1 e 2 anos ( completos até 30 de  junho do  corrente ano).
Grupo III: Crianças de 3 anos ( completos até 30 de junho do corrente  ano)
Grupo IV: Crianças de 4 anos ( completos até 30 de  junho do corrente ano)
Grupo V : Crianças de 5 anos ( completos até 30 de junho do didáticas.

      Os projetos, pensados para cada grupo, contemplam as diversas áreas do conhecimento garantindo a todas as idades aquilo que é próprio da infância e cuidando para que todos os enfoques estejam de acordo com cada faixa etária.  

© 2006-2024 - Escola Crescer Podium | Rua Santa Catarina, 1801 - Sidil - (37) 3222-7221 / 3222-7119 | Rua Coronel João Notini, 1520 - Sidil - 3222-4624  |  By Onlinesites