A educação infantil é a etapa em que acontece a construção psicológica da criança – construção da própria identidade e auto-estima. Nela, por meio da descoberta do meio natural e social, o educando elabora as suas representações de mundo. É, ainda, o momento em que inúmeras possibilidades de intercomunicação são possíveis, por meio de diferentes linguagens-plástica, verbal, escrita, matemática, musical, científica, filosófica e corporal.
Do ponto de vista afetivo-relacional, nessa primeira fase da escolarização é importante a criança se sentir como parte de um grupo, onde deverá ser amada e respeitada. Fadas, princesas e bruxas e inúmeros outros personagens integram o dia a dia dos pequenos aprendizes. Dessa forma, meninos e meninas aprendem comportamentos, destrezas, hábitos e conhecimentos de maneira muito diversa. Daí, a necessidade de fomentar a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças pequenas para ajudá-las a progredir na definição da própria identidade , no conhecimento e na valorização de si mesmas tanto pelo que são capazes , como por suas limitações.