A EXISTÊNCIA DE NOVOS PARADIGMAS SOCIAIS TEM OPORTUNIZADO ÀS ESCOLAS, INSTITUIÇÕES RESPONSÁVEIS PELA APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE ÉTICO-MORAL DOS ALUNOS, PERCEBER, CADA VEZ MAIS, A NECESSIDADE DE ATENDIMENTO INDIVIDUAL AOS MESMOS.
AMPLIANDO NOSSO PROJETO PEDAGÓGICO, JÁ PENSANDO NESSES TERMOS, IMPLANTAMOS EM 2005 O PROJETO DE TUTORIA. AS SÉRIES, DO ENSINO FUNDAMENTAL AO MÉDIO, FORAM DIVIDIDAS EM GRUPOS, FICANDO CADA GRUPO DE SÉRIES, SOB A RESPONSABILIDADE DE UM PROFISSIONAL TUTOR, CUJA FUNÇÃO É ESTAR ATENTO AO ALUNO, ATENDENDO E ORIENTADO-O EM SUAS DEMANDAS AFETIVO-RELACIONAIS, COGNITIVAS E COMPORTAMENTAIS, REFERENTES À SUA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO.
O PROJETO DE TUTORIA TEM OS SEGUINTES OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- ORIENTAR O ALUNO NA RESOLUÇÃO DE SUAS DIFICULDADES RELACIONAIS E DE APRENDIZAGEM.
- PROMOVER A ADAPTAÇÃO DE ALUNOS NOVATOS.
- INCENTIVAR O ALUNO A SUPERAR-SE, ORIENTADO-O QUANTO À MÉTODOS DE ESTUDOS E OUTROS...
- INTERMEDIAR AS RELAÇÕES FAMÍLIA/ESCOLA, MANTENDO, QUANDO NECESSÁRIO, OS RESPONSÁVEIS INFORMADOS DA VIDA ESCOLAR DO FILHO.
- REDIGIR RELATÓRIO QUANDO SOLICITADOS PELA DIREÇÃO PARA ESCLARECIMENTOS.
- ACOMPANHAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO JUNTO AO PROFESSOR, AVALIANDO CONSTANTEMENTE O DESEMPENHO DO PRIMEIRO.