Escola Crescer Podium

A Escola

Confira as Fotos e Eventos da Escola Calendário Escolar Indicação Literária Proposta Pedagógica Espaços Físicos de Aprendizagem Equipe Lista de Materiais 

Proposta Pedagógica

Aumentar a fonte Diminuir a fonte
A Proposta Pedagógica da Escola Crescer-Podium, nos diferentes níveis – visa atingir os objetivos educacionais preconizados pela aprendizagem significativa. Fundamenta-se, portanto, nos pressupostos de uma pedagogia crítico-social dos conteúdos quando entende que o saber se constrói na relação direta com a experiência do aluno confrontada com o saber trazido de fora, e ainda numa pedagogia progressista, quando coloca-se como finalidade, adequar as necessidades individuais ao meio social. Para isso, a escola se organiza de forma a retratar o quanto possível a vida.

Esta concepção do processo de ensino-aprendizagem introduz, num primeiro momento, a necessidade de se distinguir conceitos, procedimentos e atitudes, conteúdos de aprendizagem propostos aos alunos. O saber, saber fazer, ser e avaliar tornam-se objeto de ensino sistemático.
Na proposta curricular da ESCOLA CRESCER-PODIUM estas formas ou saberes culturais são conteúdos identificados como conceitos, explicações, raciocínio, habilidades, linguagens, valores, crenças, sentimentos, atitudes, interesses, modelos de conduta , etc...

A assimilação destes conteúdos e a construção de competências estão contemplados na proposta pedagógica e são essenciais para que se produza um desenvolvimento e uma socialização adequados dos alunos dentro da sociedade a qual pertencem. Os conteúdos, assim entendidos, constituem-se de fato em um elo essencial no processo de concretização das intenções educativas. Eles indicam e definem os aspectos do desenvolvimento do aluno que a educação escolar tenta promover. Quanto aos outros conteúdos, os específicos, o ensino e aprendizagem dos mesmos são um meio indispensáveis para o desenvolvimento das capacidades dos alunos. Para este tipo de conteúdo, o processo de assimilação e apropriação dá de forma significativa, ou seja, o aluno na sua construção de significados atribui sentido àquilo que aprende.

A definição dos objetivos educacionais bem como a formulação da intervenção pedagógica do professor na aprendizagem do aluno estão delineados na concepção construtivista. Assim as relações de ensino-aprendizagem recaem sobre os aspectos sociais, afetivos e cognitivos.

Os aspectos cognitivos são aqui entendidos como um processo para adquirir cultura, o pensamento humano desenvolve-se somente se houver construção do conhecimento a partir dos elementos da cultura. “O estudante, elemento essencial do processo educativo, é curioso, comunicativo, franco, capaz de trabalhar em grupo, de cooperar, de fazer descobertas, de agir”. Por isto as atividades priorizadas na Proposta Pedagógica foram organizadas no sentido de enriquecer suas experiências e possuir um significado real para sua vida, favorecendo assim a valorização dos conhecimentos que o aluno já possui e possibilitando a aquisição de novos conhecimentos.

Portanto, a nossa proposta pedagógica substancia-se numa busca permanente do conhecimento, na autonomia da unidade escolar, numa forma de produzir educação que vise mudanças de posturas frente aos procedimentos educacionais e democráticos, fontes essenciais ao exercício pleno da cidadania.

Vários motivos contribuíram para a adoção desta forma de ensino, entre as quais podem ser citadas, primeiramente, a introdução na escola, dos
Parâmetros Curriculares Nacionais, marco referencial para o estabelecimento de diretrizes pedagógicas do ensino fundamental. Em segundo lugar a necessidade de se adotar um sistema de ensino que conceda grande importância às diferenças individuais e ao contexto social, cultural e geográfico. Um projeto educativo deve, portanto ,ser pensado de forma global com objetivos precisos e específicos em cada uma das etapas que o constituem.

 
“Escola não é um endereço, mas sim ,uma identidade pedagógica única.”



© 2006-2024 - Escola Crescer Podium | Rua Santa Catarina, 1801 - Sidil - (37) 3222-7221 / 3222-7119 | Rua Coronel João Notini, 1520 - Sidil - 3222-4624  |  By Onlinesites